COMO MANTER O JARDIM BEM CUIDADO DURANTE O VERÃO

O verão é a estação perfeita para desfrutar de longas tardes solarengas no seu jardim. Mas as altas temperaturas podem, muitas vezes, ser prejudiciais para a saúde das plantas exigindo uma dose extra de atenção. Preparamos um guia com dicas que o vão ajudar a manter o seu jardim saudável durante a estação mais quente do ano.

A rega

Temperaturas elevadas são sinónimo de hidratação extra e esta premissa é válida tanto para nós como para as plantas. Para combater esta carência, aconselhamos a aumentar a frequência das regas ao seu jardim ou a quantidade de água utilizada. Mas cuidado: a água em excesso pode dificultar a oxigenação das raízes.

Para além disso, esteja atento à hora do dia em que a rega é realizada: dê preferência aos horários de menos calor como a manhã e o fim da tarde. A rega realizada nestes horários permite que o solo fique húmido por mais tempo, evitando que o sol queime as folhas.

A poda

O verão é também o período de formação e crescimento dos rebentos. Desta forma, não é aconselhada a realização da poda durante este período uma vez que o corte destes rebentos interrompe um processo essencial para o crescimento das plantas.

Em contrapartida, deve ser feita a recolha de galhos mortos de forma a não prejudicar a distribuição de nutrientes para as partes mais saudáveis das plantas, bem como para manter o jardim bonito e aparado.

A desinfestação

As altas temperaturas são propícias ao aparecimento de pragas nos jardins, por isso, é preciso estar mais atento durante este período. Caso existam problemas de pragas, opte por soluções caseiras ou produtos industrializados que não sejam prejudiciais às plantas.

Paralelamente, esteja também atento a problemas que possam estar a provocar a infestação, como uma iluminação inadequada, falta de circulação de ar, desequilíbrio hídrico, entre outros.

A nutrição

As altas temperaturas exigem também resistência das plantas que, por sua vez, devem estar fortes e nutridas. O ideal é começar a fertilização das plantas antes do verão de modo a garantir que todas estejam em bom estado quando o calor chegar.

Seja com fertilizantes orgânicos ou industrializados, é importante seguir sempre as particularidades de cada espécie e estar atento aos excessos.

Com estas dicas ficará mais fácil manter o seu jardim bonito e saudável durante todo o verão e aproveitar o melhor da estação. Prepare-se para passar dias refrescantes e relaxantes no jardim!