Podar e Transplantar: Quando e como?

O Outono é a estação ideal para realizar várias ações no seu jardim: como a poda, a transplantação e as sementeiras. O tempo ameno, composto pela presença de chuva e de sol em equilíbrio, é propício para as plantas se desenvolverem.
Como tal, devem ser podadas para que revigorem a sua força. E, quando transplantadas nesta altura, estão nas condições ideais para perduraram de forma saudável.

A importância da Poda
Ao remover os ramos secos das plantas faz com que estas consigam crescer mais facilmente durante as estações do ano seguintes. Esta “limpeza” facilita a propagação da seiva pelas partes saudáveis do ser vivo.
A poda é um ato importante, porque revigora a planta e controla o volume de crescimento. Por fim, permite combater pragas e doenças, caso existam; contudo, nem sempre é a solução definitiva para estes casos.

A Transplantação
A transplantação pode realizar-se todo o ano, exceto no verão e no fim da primavera. Para proceder à transplantação de uma planta é necessário seguir três parâmetros principais. Em primeiro lugar, perceber se o tipo de solo é adequado à planta que vai transplantar; em segundo, durante a transplantação, evitar danos nas raízes. Por fim, é relevante compreender que, as plantas quando são mais pequenas e jovens são mais fáceis de transplantar, uma vez que têm as raízes menos desenvolvidas.

Conselhos para uma transplantação bem-sucedida:
• Regar bem o solo antes de transplantar;
• Proceder aos transplantes no outono, no início da primavera ou no inverno (época do pousio vegetativo de muitas espécies);
• Ter em atenção a temperatura e a humidade do ar;
• Antes de transplantar deve proteger os caules e as folhas, para facilitar o transplante e minimizar os estragos da planta;
• Tentar que o transplante transfira o maior número possível de raízes;
• Fertilizar o solo e regar, para garantir humidade e verificar se existem problemas de drenagem no terreno.
• Caso as plantas necessitem de suporte, devem ser tutoradas.

Está na altura de podar e transplantar as suas plantas. A Vadeca disponibiliza esses serviços, tanto em espaços exteriores como interiores. Desde a manutenção – corte de relvados, podas de árvores e arbustos, adubações e remoção de infestantes, entre outros – até mesmo à construção de jardins.

Entre em contacto connosco e saiba tudo sobre podas e transplantações!