Como prevenir a Lagarta-do-pinheiro?

A Lagarta-do-pinheiro (Thaumetophoea pityocampa), também conhecida por “Processionária” – pelo facto de se deslocar em fila – é bastante vulgar no território português. Principalmente nos últimos anos, devido à pouca chuva e às temperaturas mais elevadas que se têm sentido no inverno.
Este inseto, constituído por oito recetáculos e com cerca de 100 mil pelos urticantes, pode ser nocivo para as pessoas e para os animais. E, tal como o nome indica, é uma praga para os pinheiros. Neste artigo, apresentamos-lhe medidas de controlo para prevenir esta praga.

Medidas de prevenção e controlo

1. Aplicação de microinjeções nos pinheiros;
Este tratamento bioquímico vai inibir o crescimento dos insetos. As injeções devem ser aplicadas entre setembro e novembro, nos primeiros estágios de desenvolvimento das lagartas.

2. Colocação de cintas em redor dos pinheiros;
As cintas devem ser colocadas em redor do pinheiro, de modo a impedir que a lagarta (aquando da procissão) chegue ao solo, ficando retida ou colada na zona da cinta/fita.

3. Remoção dos ninhos das árvores sempre que detetados e quando acessíveis.
Este é um passo importante, uma vez que a destruição dos ninhos limita a capacidade do desenvolvimento da praga.

Malefícios para o Ser Humano
Várias plantas e animais (e.g. aranhas) têm pelos urticantes, que são usados como mecanismos de defesa. Contudo, para a saúde pública, estes pelos podem ser bastante prejudiciais, porque podem ter um efeito tóxico.
Para o ser humano, o contacto com os pelos da Lagarta-do-pinheiro, podem causar vários distúrbios: desde irritações na pele, a inchaços ou até mesmo a dificuldades respiratórias.

Malefícios para a Pinheiro
Para o pinheiro, esta lagarta é um inseto bastante prejudicial, porque ataca a árvore, enfraquecendo-a e, por vezes, provocando a morte.

Manter o seu jardim saudável é uma das premissas da Vadeca. No nosso Serviço de Jardim, especificamente no caso da Lagarta-do-pinheiro, aplicamos injeções de prevenção e colocamos as cintas preventivas nas árvores.

Queremos ajudá-lo a combater esta praga. Entre em contacto connosco para resolver o problema da lagarta-do-pinheiro