Água: preservar este “bem” essencial

No dia 22 de agosto, o Planeta Terra atingiu um marco histórico pelos piores motivos: esgotou “oficialmente” os recursos naturais para 2020 a 4 meses do final do ano.

É urgente uma mudança de mentalidades! Repensar hábitos e ações que cada um pode levar a cabo no seu dia-a-dia! No mês em que se celebra o Dia Mundial da Monitorização da Água – 18 de setembro – falamos sobre a importância de preservar os recursos hídricos.

Conheça algumas dicas para evitar desperdícios desnecessários de água:

  • Lavar a Louça é um momento onde ocorre uma enorme perda de água! Para evitar o desperdício, o truque é muito simples: utilize uma bacia para enxaguar os utensílios e, só no final, opte por utilizar “água nova” para lavar a louça.
    Também na cozinha, há outros momentos em que pode evitar o desperdício. Por exemplo: quando estiver a cozinhar, opte por reutilizar a água que utiliza. Seja quando lava a fruta ou até quando coze vegetais, a sua água pode ter sempre um 2º fim.
  • Opte por banhos de duche em vez de banhos de imersão. São rápidos, económicos e, acima de tudo, amigos do ambiente. Para além disso, coloque um balde na altura do banho para onde a água pode escorrer. Depois, utilize essa mesma água como autoclismo.
  • Não se esqueça de manter a torneira fechada quando lava os dentes ou ensaboa as mãos. Verifique o estado das suas torneiras e certifique-se que não há fugas de água. Por exemplo, uma torneira com fuga pode originar o desperdício de 30 litros de água por dia!
  • Os autoclismos são também outra grande fonte de desperdício. Um truque prático passa por colocar um dispositivo ou até uma garrafa cheia de areia para evitar a perda de água em excesso quando puxa.

Estas dicas são já amplamente conhecidas e, no entanto, são ignoradas! Está na altura de colocar tudo em prática! A verdade é apenas uma: se cada um fizer a sua parte, o Mundo agradece!