Prepare a sua casa para o verão

O bom tempo, os dias longos e bonitos, pedem jantares e convívios com os amigos e a família. Não há melhor palco para esta partilha e tempo de qualidade, do que a sua casa.

Assim sendo, é altura de aplicar algumas mudanças em cada uma das divisórias! Tire mais partido do seu lar e usufrua das suas férias.

Comece pelas divisões onde passa mais tempo. A sala de jantar/estar ou o quarto são excelentes pontos de partida. As estações mais quentes do ano pedem uma decoração mais divertida e leve.

Os têxteis devem ser substituídos por outros mais frescos, os tapetes recolhidos e as velas podem dar lugar a jarras com flores naturais. Estes pequenos passos farão com que a temperatura da sua casa desça.

Na hora de sair de casa, não se esqueça de fechar as persianas e cortinas. Assim conseguirá proteger a sua casa do Sol e evitar a sensação de sauna, quando regressar. Não precisa baixar até ao máximo, até porque é sempre bom receber luz natural; até meio será suficiente pois com a janela entreaberta vai correr algum ar e a casa fica mais fresca.

No que diz respeito aos quartos, por esta altura, já deve ter feito a falada troca de roupa e calçado de inverno pelo de verão. Se ainda não o fez, deve apressar-se! Esta é também uma boa oportunidade para “destralhar”. Tudo o que não esteja em condições ou não que não usa há algum tempo doe a uma instituição, recicle, ofereça… Mas não acumule coisas que não vai usar.

O mesmo se aplica às casas de banho, faça vistoria aos produtos de higiene e beleza e aos seus prazos de validade. Caso não saiba, depois de abertos, os cremes, hidratantes e outros produtos de higiene devem ser consumidos no prazo de 12 meses, habitualmente – nalguns casos o prazo de validade é mais reduzido, por isso esteja atento. Depois disso, é hora de descartar.

E, como não podia deixar de ser, tire o grelhador dos arrumos, limpe-o, compre carvão e ponha a mesa no exterior. Não é preciso sair de casa para fazer uma refeição fora!

Para terminar, esta é uma altura de limpar a humidade, substituir materiais danificados, reparar as paredes, parapeitos ou o telhado. Esta é a altura ideal!

Não se esqueça: usufrua da sua casa!