Como limpar a sanita de forma eficaz

A sanita é portadora de uma grande quantidade de bactérias, por isso, é necessário saber como limpá-la de forma a manter a higiene da casa de banho. Assim, sugerimos algumas técnicas e produtos para conseguir uma sanita limpa, livre de bactérias, manchas e odores menos agradáveis.

Em primeiro lugar, tenha atenção ao material usado. Para não contaminar o resto da casa de banho, utilize um pano, escova ou esponja apenas para a limpeza da sanita. Também pode optar por material descartável como papel higiénico, que, posteriormente, deita fora.

Limpeza da sanita passo a passo:

  • Levante a tampa da sanita, borrife um pouco de produto desinfetante nos lados e ao longo da borda e deixe escorrer;
  • Espalhe bem o produto de limpeza, esfregando a sanita com uma escova;
  • Deixe o produto atuar durante alguns minutos;
  • Baixe a tampa da sanita e utilize o spray de limpeza e o papel para limpar a parte externa;
  • Levante, novamente, a tampa e esguiche produto na zona interna da mesma;
  • Escove mais um pouco a área interior da sanita;
  • Por fim, pressione o autoclismo e aproveite a água para limpar a escova.

Para além dos produtos químicos, há algumas soluções caseiras de produtos que pode utilizar na limpeza:

Vinagre: O vinagre é um produto excelente para remover manchas e odores, sendo de rápida absorção.

Vinagre branco e limão: A mistura do vinagre branco com limão é bastante eficaz porque os dois produtos são desinfetantes naturais por excelência, verificando-se uma diminuição das manchas, de germes e maus odores na sanita.

Coca-Cola e bicarbonato de sódio: A Coca-Cola é dos produtos mais associados à limpeza de sanitas. Esta bebida é uma solução de limpeza não tóxica e eficiente, graças à sua acidez suave. Também pode ser combinada com outros ingredientes.

Pedra-pomes: A pedra-pomes pode ser muito útil para retirar as manchas mais difíceis da sanita devido à sua capacidade de limpar e polir por fricção.

O processo de limpeza da sanita deve ser realizado, no mínimo, uma vez por semana. No entanto, deve, simultaneamente, manter a higiene diária da sua sanita.